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quinta-feira, 29 de abril de 2010

Diário da Oficina - Sem o Motor

E hoje, com atraso de dois dias, o motor foi retirado para ser enviado - na quinta-feira - para a retífica de cabeçote, troca de anel e juntas.

Enquanto isto estou na pesquisa das peças que serão adquiridas para retornar ao máximo de originalidade:
- rodas originais R13 com 5 polegadas
- pneus novos 175/70 R13
- lanternas traseiras originais tricolores lisas
- "bigodes" cromados da grade frontal
Até agora só comprei o emblema "Passat" da tampa do porta-mala.

Abraço, 
@MarceloSCamara 
e-mail: semeuTSfalasse@marcelocamara.com




terça-feira, 27 de abril de 2010

segunda-feira, 26 de abril de 2010

Dicas do Site Autoshow para a Inspeção Veicular (SP)

MATÉRIA REPRODUZIDA DO SITE AUTOSHOW:
http://autoshow.uol.com.br/news/classicos-e-tuning/classicos/dicas-para-o-seu-antigo-passar-na-inspecao-veicular


Evite dor de cabeça na hora da avaliação e leve o carro ao seu mecânico de confiança

Por Marcos Camargo Jr.
Carro antigo é completamente diferente de carro novo, desenvolvido e produzido com a tecnologia disponível nos nossos dias. Desde o início deste ano, o programa de Inspeção Veicular Gratuita na capital de São Paulo abrange todos os veículos da frota, independente do ano de fabricação.
                                                                           
Aqui no Auto Show já falamos sobre as questões que deveriam ser repensadas quando se trata de carro antigo. Enquanto a Prefeitura de São Paulo e a Controlar parecem desconsiderar a questão dos carros antigos, por desconhecimento, os donos de carros antigos buscam meios de regular seus motores e carburadores, e por fim aprová-los na Inspeção Veicular Obrigatória.
Para ajudar você nesta difícil tarefa, selecionamos algumas valiosas dicas pensadas especificamente para um carro antigo, com no mínimo 20 anos de fabricação.


Leve seu carro para uma inspeção prévia, que irá analisar de fato os níveis de emissões de poluentes. Ajuste a marcha lenta para obter o maior rendimento do combustível;
Troque velas, cabos, rotor, condensador e platinado (se houver) e tampa do distribuidor, se estiver com qualquer avaria;
No motor, é preciso que funcione de forma regular: regule as válvulas, verifique os algum barulho como batida metálica etc.;
Fique atento a qualquer vazamento de óleo do carro, pois este item pode reprovar o veículo. Verifique a tampa do Carter, bujão do cárter, capa dos tuchos, tampa de válvulas e juntas, retentor do volante ou polia. Atenção ao óleo que pode vazar e umedecer peças da suspensão;
Refrigeração: fique atento ao radiador furado, reservatório de água com vedação ruim, mangueiras ressacadas e furadas, braçadeiras soltas e bomba d´água vazando;
Escapamento: um mínimo furo no sistema de escape é suficiente para reprovar o carro;
Carburador: além do ajuste fino é importante verificar se o combustível não vaza pelas bordas em nenhum momento. Verifique se as tomadas de vácuo estão ligadas no lugar certo. Em caso de vazamento, o carro é reprovado. É recomendada a revisão e limpeza do sistema, além da troca das juntas;
Correias e mangueiras: verificar se não há rachaduras e rompimentos, ou se as correias estão desfiadas;
Canister (peça que acumula os gases que evaporam do tanque, por excesso de gasolina): verificar seu funcionamento;
Volkswagen a ar: verificar o coletor de admissão nos motores com um carburador. Ele deve estar ligado ao escapamento.  A mangueira do respiro do Carter deve estar presa ao filtro de ar;
Documentação de acordo com o veículo: se o carro tem cor diferente da que aparece no documento ou o combustível usado não é o mesmo especificado no documento, regularize-o;

 
É importante lembrar que fumaça azul (resultado da queima de óleo) reprova o veículo de imediato. Antes, é preciso verificar com seu mecânico de confiança se há problemas no cabeçote (válvulas e retentores), anéis gastos, pistões, paredes riscadas ou respiro do cárter entupido. O funcionamento irregular do motor também reprova. Durante a inspeção o técnico é que aciona o motor, por isso é importante que o carro ligue de imediato e mantenha a marcha lenta para poder ser analisado.
Entre os antigos, só os carros com placa preta ou motor dois tempos não fazem inspeção. Este é mais um indício de que uma inspeção visual em todos os carros antigos em bom estado, já seria suficiente para tornar o trânsito mais seguro, o que é uma preocupação comum. Afinal, a quantidade de antigos em bom estado é ínfima diante dos mais de seis milhões de automóveis que circulam na região metropolitana de São Paulo.

Postado pelo site autoshow.uol.com.br em 26/04/2010.

Abraço,
@MarceloSCamara
e-mail: semeuTSfalasse@marcelocamara.com

Esperando a retirada do motor

Hoje realizei mais uma visita à oficina na volta para casa e a operação de retirada do motor começaria ainda hoje.
Amanhã deverei ter um diagnóstico mais específico do motor.
Por enquanto apenas esta cena enquanto o carro aguardava um elevador vago:

Hoje também comprei o emblema "Passat" da tampa do porta-malas que substituirá o que está incorretamente lá (de 1983) e iniciei pesquisa de preços de um jogo de Pirelli P4 Cinturato 175/70 R13 para substituir os recondicionados que vieram no carro.

Este é o correto que comprei para o modelo 1982:


Este é o incorreto que está no carro e será substituído (de modelos mais novos):


Aproveitei também, nesta visita de hoje para fazer a impressão dos decalques de chassis e motor solicitados pelo despachante para a transferência de propriedade.

Abraço,
@MarceloSCamara
e-mail: semeuTSfalasse@marcelocamara.com

sexta-feira, 23 de abril de 2010

Primeiros Diagnósticos

Ontem o TS saiu diretamente do antigo lar para a oficina com o objetivo de realizar um check-up geral de mecânica e elétrica. Já era sabido e visível quando fiz a primeiro contato com este carro que o motor estava queimando óleo. Não há vazamentos. Devido ao excelente estado geral do carro, o preço convidativo e o fato de nunca ter feito motor antes, não me preocupou este problema. Será a primeira abertura deste motor.

Eu queria saber era do resto.

Os mecânicos em uma avaliação hoje, deram nota 7,5 para o carro. Suspensão, amortecedores e freios estão ótimos. No sistema de arrefecimento mais testes deverão ser feitos, mas de antemão trocaremos todas as borrachas e mangueiras que estão, algumas, ressecadas.Também trocaremos filtros e bombas.
O coxim do câmbio deverá ser trocado, assim como a embreagem. Velas, platinado e distribuidor estão bons. O alternador também. O carburador está ótimo e só necessitará de limpeza e regulagem. No elevador aproveitamos para ver, também, o bom estado do assoalho.

Na segunda-feira o motor será retirado do carro para ser aberto. E irá para uma cirurgia.

Que corra tudo bem.

Abraço, 
@MarceloSCamara
Twitter: http://twitter.com/semeuTSfalasse
e-mail: semeuTSfalasse@marcelocamara.com

O TS chegou

Aguardando a abertura do portão na antiga casa

Hoje, na hora do almoço, toca o telefone. Era a D. Ivete, esposa do Sr. Jacy ex-proprietário do meu TS informando que já estavam de volta do cartório com o recibo do CRV com a firma reconhecida.
Peguei um táxi e fui até a casa deles para buscar o carro.
O Sr. Jacy tem uma relação sentimental muito forte com o carro, me passou uma série de recomendações e prometi que o TS será muito bem tratado. Pediu para ele próprio retirar o carro da garagem da casa. Era como um ritual de despedida. O carro estava com ele havia 20 anos. Nos despedimos. Prometi mandar fotos do período da pequena restauração necessária. O carro de fato foi muito bem cuidado nestes 20 anos.
E o Sr. Jacy só colocou à venda por não mais poder dirigir por problemas de saúde. O carro já vinha parado na garagem há alguns meses. Às vezes só ia à padaria e voltava.

A caminho da nova casa, de volta ao volante de um TS

Emoção também senti eu ao estar novamente no comando de um TS após ter vendido o  que foi o primeiro carro da minha vida, em 1986. De lá para cá passaram-se 24 anos sem "pilotar" um TS. Hoje foram apenas 10 quilômetros.
Quase chegando em casa é que olhei para o termômetro da água, e me toquei que a ventoinha do radiador não estava sendo acionada. O trânsito estava fluindo e não atingiu o vermelho.
O carro portou-se bem no caminho, apesar de estar queimando um pouco de óleo. 
Deixei na oficina para uma primeira revisão completa de mecânica e elétrica sob nova direção. É hora de deixá-lo confiável e seguro.
Amanhã começarei a receber diagnósticos.

Hora de dormir feliz com a nova aquisição.

Abraço,
@MarceloSCamara
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terça-feira, 20 de abril de 2010

E hoje foi a Decisão

Após buscar nos últimos meses por um Passat TS (de faróis retangulares) que estivesse o mais íntegro possível em relação à originalidade, finalmente chegou o dia da negociação final.
Este Passat esteve meio "escondido" em um anúncio na Internet, mais precisamente no site Viva Street, lá pela décima quarta página do Google quando se digitava "Passat TS". Foi colocado à venda na última semana de março.
Na semana passada entrei em contato com o telefone do anúncio e falei com o filho do proprietário. Marquei então uma visita para o último domingo.

Lá chegando foi quase amor à primeira vista. Um Passat TS muito bonito pessoalmente. Verde Mármore metálico é o nome e sobrenome da cor. Sem nenhuma parafernália tão comum hoje na maioria dos Passat tunados. E o motor "BS" original de 1982. Era tudo o que eu procurava.

Batemos um logo papo sobre a história do carro:
o proprietário, com 73 anos, era o segundo dono do carro. Comprou em 1990 de um cliente dele. Como era dono de oficina sempre tratou o Passat à pão de ló. Nos últimos tempos, por problemas de saúde, não mais dirige. E decidiu, muito a contragosto, colocar o carro à venda. E na garagem ainda reside um belo fusca 1963 que não está à venda.
O carro está com tudo em bom estado e alguns (poucos) ítens não são mais originais. Sobre isto os próximos posts trarão uma análise item a item sobre a substituição por peças originais. Afinal, meu objetivo é torná-lo o mais original possível. Tenho tido desde a busca por um Passat a colaboração da turma do fórum da HP do Passat nesta identificação da originalidade.


O problema mais sério do carro, hoje, é que o motor está queimando um pouco de óleo. Mas como nunca foi aberto antes, o farei agora pela primeira vez se tiver que fazê-lo.
Vai direto para uma ampla revisão mecânica e elétrica. E, se necessário for, vai enfrentar a primeira retífica. 
Bom, por enquanto é isto. 
De agora em diante sou proprietário de um Passat TS 1982, uma homenagem singela ao que foi o meu primeiro carro.





E o Motoradio de brinde? Sensacional!



Abraço,
@MarceloSCamara
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segunda-feira, 19 de abril de 2010

Flashes de um candidato


Abraço,
@MarceloSCamara
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domingo, 18 de abril de 2010

Passat TS - Meu Primeiro Carro e Próximo Projeto

Em 1967, aos 3 anos, já não desgrudava dos carros 

Desde muito criança, não desgrudava dos carros. Acompanhei desde muito cedo competições automobilísticas na TV e nas pistas e também lançamentos de carros no mercado brasileiro. Gostava de visitar concessionárias, passear nos carros de todos os tios, amigos dos meus pais e pais dos meus amigos para analisar cada detalhe de cada carro deles.  
Quando adolescente, já contava os dias para completar 18 anos e poder dirigir nas ruas o meu primeiro carro de verdade. Com 16 anos comecei a trabalhar e juntar dinheiro especificamente com este fim.
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Também nesta época eu tinha duas paixões platônicas: o Puma e o Passat TS.
Recentemente, agora bem mais velho, adquiri um Puma GTI 1980 (fabricado justamente quando eu tinha 16 anos) e estou (ainda, e eternamente pois isto não tem fim) fazendo dele um bom Puma e relato isto desde a compra em um blog feito exclusivamente para este Puma e que permanecerá sendo atualizado pois obra de restauração e o uso no dia a dia jamais termina.
O primeiro projeto, sempre em andamento
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Em 1982, aos 18 anos, obtive minha carteira de motorista e estava pronto para dirigir. O dinheiro que tinha guardado naqueles dois anos de trabalho não era suficiente nem de longe para comprar à vista um Puma ou Passat mesmo que bastante usados. Mas eu já estava empregado em uma indústria farmacêutica como efetivo e poderia fazer um financiamento. Decidi, então, procurar por um Passat TS.
Encontrei um de sonho. Preto, ano 1980, com os faróis retangulares então com apenas 2 anos de uso. 
A prestação do carnê de 24 meses levava quase todo o meu salário. A gasolina e o seguro eram caros e consumiam o que sobrava do salário. Só o colocava nas ruas de sexta-feira a domingo para poupar combustível. No resto da semana trabalhava de ônibus.  
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Este TS ficou comigo até 1986, foi meu primeiro carro e afirmo estar no "top 3" dos melhores que já tive até hoje, incluindo os atuais. Vendi por necessidade de, à época, fazer caixa para o sinal da primeira casa própria. 
Se o Puma que hoje tenho era o desejo de uma paixão platônica, o Passat TS foi a realização de uma paixão. Eu tive.
E deixou saudades.
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Carro antigo vicia quem entra em seu primeiro projeto. Principalmente quando os carros escolhidos foram objetos de paixão. Resolvi então entrar em outro projeto. O de resgatar um Passat TS "de farol retangular" e torná-lo o mais original possível. Há três meses tenho buscado um que ofereça a maior quantidade possivel de ítens originais, e ano de fabricação entre 1979 e 1982.
É difícil esta busca pois o Passat é um dos preferidos da galera do "tunning" e a maior parte dos que estão à venda já estão modificados de forma irreversível.
Respeito quem modifica carros antigos, questão de gosto, mas eu não gosto. Quero resgatar a originalidade de um Passat TS e com isto resgatar também um pouco da minha própria história.
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Neste momento estou escolhendo entre três Passat TS que já vistoriei para a compra. Já tenho um preferido. Faltam apenas detalhes para fechar o negócio.
Este blog descreverá a trajetória deste projeto de resgate. E também no Twitter.

Agradeço especialmente ao André Grigorevski, mestre Passateiro da HPdoPassat, que tem me dado valiosa consultoria na conferência dos ítens originais de cada Passat que visito.

Bem vindos.

Abraço,
@MarceloSCamara
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Post Zero - Inauguração do Blog dia 18/04/2010


Até o final do domingo, 18/04, o post número 1 do blog ( que na verdade será o número 2).


Abraço,
@MarceloSCamara
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